terça-feira, 25 de maio de 2010

Alto rendimento da soja

Prof. Elmar Floss

A maioria dos produtores da região, colheram uma excelente safra de soja em 2010. Esse alto rendimento da cultura é o resultado da conjugação de vários fatores como a escolha do cultivar, com alto potencial de rendimento e adaptado a cada região, da adoção das melhores tecnologias de manejo da cultura (densidade de plantas, época e profundidade de semeadura, adubação, controle de pragas, moléstias e plantas daninhas, dentre outras) e, quando as condições ambientais, especialmente, a disponibilidade de água, temperatura e luminosidade são ideais.
O alto rendimento começa com um bom desenvolvimento do sistema radicular, para uma maior eficiência na absorção de água e nutrientes do solo. O crescimento das raízes depende de uma boa estrutura física do solo, solo corrigido, adequada disponibilidade de nutrientes, especialmente, nitrogênio, enxofre, cálcio e boro, e, do tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas, inoculação das sementes e a adubação de sementes com molibdênio.
Plantas com raízes bem noduladas, representa alta capacidade de fixação do nitrogênio do ar. Para exemplificar, para produzir 50 sacas de grãos (3.000 kg/ha), a soja necessita de 240 a 300 kg de N. Aproximadamente, 85% desses N é obtido gratuitamente através dessa fixação biológica, graças as bactérias do gênero Bradirhizobium, presentes nos nódulos. O restante do N é absorvido do solo, proveniente da decomposição da matéria orgânica e fertilizante utilizado na semeadura.
Como conseqüência, um bom desenvolvimento da parte aérea. Uma área foliar sadia, de 4 a 6 m2 de folha, verde e sadia, por metro quadrado de solo, no estádio de floração (estádio R1), uma maior duração da área foliar verde e um adequado teor de clorofila, para aproveitar melhor a luz solar. Para que se expresse o alto potencial de rendimento, é preciso que haja absorção de no mínimo 95% da luz solar incidente na lavoura.
Desta forma, a planta terá um grande número de vagens, especialmente no terço inferior, de 3 a 4 grãos por vagem e um bom enchimento de grãos. Quanto maior o número de grãos produzidos por área e maior o peso individual dos grãos, maior é o rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário