sexta-feira, 4 de junho de 2010

Passo Fundo, um polo de pesquisa agrícola

Prof. Elmar Floss
Passo Fundo é hoje o principal pólo brasileiro de pesquisa e difusão de tecnologias agrícolas. Isso deve-se ao número de instituições públicas e privadas que aqui atuam, pelo número de pesquisadores envolvidos e a diversidade de áreas abrangidas, com destaque a Embrapa Trigo
Tudo começou em 1940, quando o presidente Getúlio Vargas Inaugurou a Estação Experimental de Trigo, ligada ao Instituto de Pesquisa Agronômicas do Sul – IAS, com sede em Pelotas, situada na localidade de Eng. Englert, hoje município de Sertão.
A partir de 1967, essa Estação Experimental começou a ser transferida para Passo Fundo e foi inaugurada em 1972.
Em 1974, foi transformada no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo, com a criação da Embrapa. Na inauguração esteve em Passo Fundo o Presidente da república Ernesto Geisel e o Ministro da Agricultura Alysson Paulinelli. Durante o mandato de Alberto Duque Portugal, hoje Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, como presidente da Embrapa, o Centro Nacional de Pesquisa de Trigo passou a denominar-se de Embrapa Trigo.
A Embrapa Trigo conta hoje com 235 servidores, sendo 44 pesquisadores e 191 servidores apoio, nas atividades administrativas, laboratórios e campo. A maioria dos pesquisadores são doutores/PhD, com titulação obtida no exterior. Para a realização das pesquisas e difusão das tecnologias geradas, a Embrapa Trigo conta com modernos laboratórios, casas de vegetação, telados e campos experimentais. Também mantém diversas parcerias com Universidades e Institutos de Pesquisa Agrícola, de vários países, com destaque para o Cymit (México).
As pesquisas concentram-se nas culturas do trigo, cevada-cervejeira, triticale, centeio, canola, soja, milho e feijão. As tecnologias aqui geradas são utilizadas por produtores em vários estados brasileiros.
Além da produção científica e dos empregos gerados, a Embrapa Trigo é uma expressiva fonte de divisas para Passo fundo, pois seu orçamento é da ordem de 30.milhões por ano. São recursos financeiros vindos, mensalmente, da Brasília e contribuem com a economia local.
O apoio da Embrapa Trigo também decisivo para a implantação do programa de Pesquisa de Aveia na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, a partir de 1977, destacando-se a colaboração do Dr. Augusto Carlos Baier
. Numa parceria com a Embrapa Trigo, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo fundo, implantou o primeiro curso institucional de mestrado em Agronomia, com área de concentração em Fitopatologia (1996) e em Produção Vegetal, no ano 2000. Em 2004, foi criado o primeiro, e até hoje único na UPF, curso de doutorado em Agronomia na UPF, com áreas de concentração em Fitopatologia e Produção Vegetal